Turma 200 h/a -10 h/a diarias - 21 dias intensivos
Data de início: 05/11
TÉCNICAS, HABILIDADES E ATITUDES QUE O ALUNO DEVERÁ ADQUIRIR AO FINAL DO CURSO
- compreender o ser humano como titular de direitos fundamentais;
- desenvolver hábitos de sociabilidade no trabalho e no convívio social;
- executar uma vigilância dinâmica e alerta, interagindo com o público em geral;
- prevenir ocorrências inerentes às suas atribuições, dentro da área física a ele delimitada, a fim de manter a integridade patrimonial e de dar segurança às pessoas;
- antecipar-se ao evento danoso, a fim de impedir sua ocorrência ou de minimizar seus efeitos, principalmente, adotar as providências de auxílio aos agentes de segurança pública, como o isolamento do local;
- operar com técnica e segurança equipamentos de comunicação, alarmes e outras tecnologias de vigilância patrimonial;
- manusear e empregar, com segurança, armamento letal convencional na atividade de vigilante, de forma escalonada e proporcional, como instrumentos de defesa própria ou de terceiros;
- defender-se com o uso de técnicas adequadas;
- manter-se saudável e em forma física;
- identificar condutas ilícitas descritas na legislação penal;
- identificar o conceito, a legislação e as atribuições das empresas de segurança privada;
- aplicar conhecimentos de primeiros socorros;
- proteger o meio ambiente;
- adotar medidas iniciais de prevenção e de combate a incêndios;
- tomar as primeiras providências em caso de crise;
- executar outras tarefas que lhe forem atribuídas, notadamente pela criação de divisões especializadas pela sua empresa, para permitir um crescimento sustentado em todas as áreas de segurança privada.
Para o exercício da profissão, o vigilante deverá ter concluído o Curso de Formação de Vigilante – CFV e preencher os seguintes requisitos, comprovados documentalmente:
I - Ser brasileiro, nato ou naturalizado;
ll - Ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos;
III - Ter instrução correspondente à quarta série do ensino fundamental;
IV - Ter sido aprovado em curso de formação de vigilante, realizado por empresa de curso de formação devidamente autorizada;
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
- Cópia do RG;
- Cópia do CPF;
- Cópia do Título de Eleitor;
- Carteira de Trabalho (PIS);
- Cópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone – em nome do inscrito);
- Cópia do Histórico Escolar (frente e verso)
- Quitação de obrigações Eleitorais:
Certidão de Quitação Eleitoral (www.tse.gov.br ou Fórum Eleitoral).
- Quitação de obrigações Militares:
Dispensa de incorporação;
Cópia do Certificado de reservista;
- Certidões Negativas Criminais:
Criminal da Justiça Estadual (Fórum/Vara Criminal)
Certidão Criminal da Justiça Federal (www.jfpr.gov.br)
Certidão Criminal Militar (www.stm.gov.br)
Certidão Criminal Eleitoral (www.tse.gov.br ou Fórum Eleitoral)
V - Ter sido aprovado em exames de saúde e de aptidão psicológica;
VI - Ter idoneidade comprovada mediante a apresentação de antecedentes criminais, sem registros de indiciamento em inquérito policial, de estar sendo processado criminalmente ou ter sido condenado em processo criminal;
VII - Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
VIII - Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas.
1° - Os exames de saúde física e mental e de aptidão psicológica serão renovados por ocasião da reciclagem do vigilante, às expensas do empregador.
2° - O exame psicológico será aplicado por profissionais previamente cadastrados no DPF, conforme normatização específica.
3° - Os vigilantes aptos a exercer a profissão terão o registro profissional em sua CTPS, a ser executado pela DELESP ou CV, por ocasião do registro do certificado de curso de formação, extensão ou reciclagem.
1) Noções de Segurança Privada – 8 H/A
Desenvolver conhecimentos sobre conceitos e legislação de segurança privada, papel das empresas e dos representantes de classe, direitos, deveres e atribuições do vigilante. Identificar direitos e deveres trabalhistas do vigilante.
2) Legislação Aplicada e Direitos Humanos – 20 H/A
Dotar o aluno de conhecimentos básicos de Direito, Direito Constitucional e Direito Penal, enfocando os principais crimes que o vigilante deve prevenir e aqueles nos quais pode incorrer. Desenvolver conhecimentos sobre conceitos, legislação e técnicas de proteção ambiental na área de vigilância.
Ampliar conhecimentos para respeitar a visão política e prática da afirmação dos Direitos Humanos, observando a complexidade e a diversidade dos seres humanos e de seus direitos, compreendidos também perspectiva de respeito à diversidade de orientação sexual, dos direitos das mulheres (combate à violência de gênero), das crianças, adolescentes e idosos, dos portadores de necessidades especiais, combatendo, por fim, a utilização de práticas discriminatórias no exercício da profissão.
3) Relações Humanas no Trabalho – 10 H/A
Conscientizar e instrumentalizar o aluno para o desenvolvimento intra e interpessoal. Desenvolver atitudes para o atendimento adequado e prioritário às pessoas com deficiência. Dotar o aluno de conhecimentos que o capacitem a desenvolver hábitos de sociabilidade que permitam o seu bom relacionamento no trabalho e em outras esferas do convívio social.
4) Sistema de Segurança Pública e Crime Organizado – 10 H/A
Desenvolver conhecimentos sobre o Sistema Nacional de Segurança Pública, atribuições constitucionais de cada corporação policial e das Forças Armadas e atribuições da guarda municipal. Dotar o aluno de conhecimentos e dados sobre a atuação e acionamento da polícia militar em caso de ocorrência policial gerada na área de vigilância. Ampliar conhecimentos para identificar grupos criminosos e seu modus operandi, com o fim de evitar cooptação do vigilante.
5) Prevenção e Combate a Incêndio – 6 H/A
Dotar o aluno de noções e técnicas básicas de prevenção e combate a incêndios, bem como capacitá-lo a adotar providências adequadas em caso de sinistros, principalmente na evacuação de prédios.
6) Primeiros Socorros – 6 H/A
Capacitar o aluno a prestar assistência inicial em caso de emergência através de assimilação de conhecimento de primeiros socorros.
7) Educação Física – 12 H/A
Aprimorar o condicionamento físico, visando capacitar o aluno a desenvolver um programa básico permanente de preparação física pessoal.
8) Defesa Pessoal – 20 H/A
Desenvolver habilidades, fundamentos e técnicas de defesa pessoal e de terceiros.
9) Armamento e Tiro – 24 H/A
Habilitar o aluno a manejar e usar com eficiência armamento empregado na atividade de vigilância, como último recurso de defesa pessoal ou de terceiros.
10) Vigilância - 14 H/A
Desenvolver conhecimentos sobre vigilância geral e sobre as áreas de vigilância especializadas, como vigilância em banco, shopping, hospital, escola, indústria, com o fim de manter a integridade do patrimônio que guarda executar os serviços que lhe competem e realizar uma vigilância dinâmica, alerta, integrada e interativa. Capacitar o aluno a identificar as técnicas de vigilância em geral e compreender as funções do vigilante, bem como avaliar sua importância num esquema de segurança. Desenvolver conhecimentos sobre o plano de segurança das empresas. Dotar o aluno de conhecimentos específicos que o capacitem ao desempenho das atribuições de promover a segurança física de instalações, em sua área de atuação, adotando medidas de prevenção e repressão de ocorrências delituosas. Identificar emergência, evento crítico e crise. Desenvolver conhecimentos sobre táticas e técnicas iniciais na tomada das primeiras providências frente a um evento crítico ou uma crise.
11) Radiocomunicações – 10 H/A
Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o sistema de telecomunicações utilizado pelas empresas de segurança. Capacitar o aluno a usar de maneira correta e eficaz os equipamentos de comunicação.
12) Noções de Segurança Eletrônica – 10 H/A
Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas computadorizados e de controle eletrônico, não restrito, gerido por empresas e disponíveis a seus vigilantes. Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas de alarmes e outros meios de alerta, não restritos, geridos por empresas e disponíveis a seus vigilantes. Capacitar o aluno a usar de maneira correta e eficaz os equipamentos eletrônicos.
13) Noções de Criminalística e Técnicas de Entrevista Prévia – 8 H/A
Dotar o aluno de noções sobre criminalística (evidências, vestígios e local de crime). Instrumentalizar o aluno de técnicas de isolamento do local do crime, preservação de vestígios até a chegada da polícia; observar e descrever pessoas, coisas, áreas e locais, de forma diligente; demais iniciativas que lhe competem na prevenção e repressão de ocorrências delituosas. Desenvolver conhecimentos que identifiquem as drogas mais usadas, legislação específica, tráfico ilícito, uso indevido e dependência, bem como as atividades policiais preventivas e repressivas. Desenvolver conhecimentos sobre técnicas de entrevista prévia, visando colher dados necessários ou relevantes às investigações policiais.
14) Uso Progressivo da Força – 8 H/A
Desenvolver conhecimentos gerais sobre conceitos e legislação relativos ao emprego e uso da força de maneira escalonada, com o auxílio de armas menos que letais. Desenvolver habilidades de utilização do uso progressivo da força. Fortalecer atitudes para aplicar os conhecimentos adquiridos no desempenho das atividades de vigilância patrimonial e segurança pessoal.
15) Gerenciamento de Crises – 8 H/A
Dotar o aluno de conhecimentos para desempenhar de forma eficaz suas atividades, especialmente no momento de uma ocorrência fática de crise ou conflito.
Desenvolver conhecimentos sobre as diferenças de crise e conflito, apresentando ao aluno diversos exemplos reais e simulados de gerenciamento de crises.
2ª Via do boleto