Formação de Vigilantes


O que aprenderei?

TÉCNICAS, HABILIDADES E ATITUDES QUE O ALUNO DEVERÁ ADQUIRIR AO FINAL DO CURSO

 - compreender o ser humano como titular de direitos fundamentais;

- desenvolver hábitos de sociabilidade no trabalho e no convívio social;

- executar uma vigilância dinâmica e alerta, interagindo com o público em geral;

- prevenir ocorrências inerentes às suas atribuições, dentro da área física a ele delimitada, a fim de manter a integridade patrimonial e de dar segurança às pessoas;

 - antecipar-se ao evento danoso, a fim de impedir sua ocorrência ou de minimizar seus efeitos, principalmente, adotar as providências de auxílio aos agentes de segurança pública, como o isolamento do local;

 - operar com técnica e segurança equipamentos de comunicação, alarmes e outras tecnologias de vigilância patrimonial;

 - manusear e empregar, com segurança, armamento letal convencional na atividade de vigilante, de forma escalonada e proporcional, como instrumentos de defesa própria ou de terceiros;

 - defender-se com o uso de técnicas adequadas;

 - manter-se saudável e em forma física;

 - identificar condutas ilícitas descritas na legislação penal;

 - identificar o conceito, a legislação e as atribuições das empresas de segurança privada;

 - aplicar conhecimentos de primeiros socorros;

 - proteger o meio ambiente;

 - adotar medidas iniciais de prevenção e de combate a incêndios;

 - tomar as primeiras providências em caso de crise;

 - executar outras tarefas que lhe forem atribuídas, notadamente pela criação de divisões especializadas pela sua empresa, para permitir um crescimento sustentado em todas as áreas de segurança privada.

Objetivo

Dotar o aluno de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que o capacitem para o exercício da profissão de vigilante, em complemento à segurança pública, incluídas as atividades relativas à vigilância patrimonial, à segurança física de estabelecimentos financeiros e outros, preparo para dar atendimento e segurança às pessoas e manutenção da integridade do patrimônio que guarda, bem como adestramento para o uso de armamento convencional e o emprego de defesa pessoal. Elevar o nível do segmento da segurança privada a partir do ensino de seus vigilantes.

Requisitos

Para o exercício da profissão, o vigilante deverá ter concluído o Curso de Formação de Vigilante – CFV e preencher os seguintes requisitos, comprovados documentalmente:

- Ser brasileiro, nato ou naturalizado;

ll - Ter idade mínima de 21 (vinte e um) anos;

III - Ter instrução correspondente à quarta série do ensino fundamental;

IV - Ter sido aprovado em curso de formação de vigilante, realizado por empresa de curso de formação devidamente autorizada;

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

 

- Cópia do RG;

- Cópia do CPF;

- Cópia do Título de Eleitor;

- Carteira de Trabalho (PIS);

- Cópia do comprovante de residência (água, luz ou telefone – em nome do inscrito);

- Cópia do Histórico Escolar (frente e verso)

- Quitação de obrigações Eleitorais:

        Certidão de Quitação Eleitoral (www.tse.gov.br ou Fórum Eleitoral).

- Quitação de obrigações Militares:

         Dispensa de incorporação;

         Cópia do Certificado de reservista;

- Certidões Negativas Criminais:

         Criminal da Justiça Estadual (Fórum/Vara Criminal)

         Certidão Criminal da Justiça Federal (www.jfpr.gov.br)

         Certidão Criminal Militar (www.stm.gov.br)

         Certidão Criminal Eleitoral (www.tse.gov.br ou Fórum Eleitoral)

V - Ter sido aprovado em exames de saúde e de aptidão psicológica;

VI - Ter idoneidade comprovada mediante a apresentação de antecedentes criminais, sem registros de indiciamento em inquérito policial, de estar sendo processado criminalmente ou ter sido condenado em processo criminal;

VII - Estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

VIII - Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas.

 

 - Os exames de saúde física e mental e de aptidão psicológica serão renovados por ocasião da reciclagem do vigilante, às expensas do empregador.

 - O exame psicológico será aplicado por profissionais previamente cadastrados no DPF, conforme normatização específica.

 - Os vigilantes aptos a exercer a profissão terão o registro profissional em sua CTPS, a ser executado pela DELESP ou CV, por ocasião do registro do certificado de curso de formação, extensão ou reciclagem.

Disciplinas

1) Noções de Segurança Privada – 8 H/A

Desenvolver conhecimentos sobre conceitos e legislação de segurança privada, papel das empresas e dos representantes de classe, direitos, deveres e atribuições do vigilante. Identificar direitos e deveres trabalhistas do vigilante.

 

2) Legislação Aplicada e Direitos Humanos – 20 H/A

Dotar o aluno de conhecimentos básicos de Direito, Direito Constitucional e Direito Penal, enfocando os principais crimes que o vigilante deve prevenir e aqueles nos quais pode incorrer. Desenvolver conhecimentos sobre conceitos, legislação e técnicas de proteção ambiental na área de vigilância.

Ampliar conhecimentos para respeitar a visão política e prática da afirmação dos Direitos Humanos, observando a complexidade e a diversidade dos seres humanos e de seus direitos, compreendidos também perspectiva de respeito à diversidade de orientação sexual, dos direitos das mulheres (combate à violência de gênero), das crianças, adolescentes e idosos, dos portadores de necessidades especiais, combatendo, por fim, a utilização de práticas discriminatórias no exercício da profissão.

 

3) Relações Humanas no Trabalho – 10 H/A

Conscientizar e instrumentalizar o aluno para o desenvolvimento intra e interpessoal. Desenvolver atitudes para o atendimento adequado e prioritário às pessoas com deficiência. Dotar o aluno de conhecimentos que o capacitem a desenvolver hábitos de sociabilidade que permitam o seu bom relacionamento no trabalho e em outras esferas do convívio social.

 

4) Sistema de Segurança Pública e Crime Organizado – 10 H/A

Desenvolver conhecimentos sobre o Sistema Nacional de Segurança Pública, atribuições constitucionais de cada corporação policial e das Forças Armadas e atribuições da guarda municipal. Dotar o aluno de conhecimentos e dados sobre a atuação e acionamento da polícia militar em caso de ocorrência policial gerada na área de vigilância. Ampliar conhecimentos para identificar grupos criminosos e seu modus operandi, com o fim de evitar cooptação do vigilante.

 

5) Prevenção e Combate a Incêndio – 6 H/A

Dotar o aluno de noções e técnicas básicas de prevenção e combate a incêndios, bem como capacitá-lo a adotar providências adequadas em caso de sinistros, principalmente na evacuação de prédios.

 

6) Primeiros Socorros – 6 H/A

Capacitar o aluno a prestar assistência inicial em caso de emergência através de assimilação de conhecimento de primeiros socorros.

 

7) Educação Física – 12 H/A

Aprimorar o condicionamento físico, visando capacitar o aluno a desenvolver um programa básico permanente de preparação física pessoal.

 

8) Defesa Pessoal – 20 H/A

Desenvolver habilidades, fundamentos e técnicas de defesa pessoal e de terceiros.

 

9) Armamento e Tiro – 24 H/A

Habilitar o aluno a manejar e usar com eficiência armamento empregado na atividade de vigilância, como último recurso de defesa pessoal ou de terceiros.

 

10) Vigilância - 14 H/A

Desenvolver conhecimentos sobre vigilância geral e sobre as áreas de vigilância especializadas, como vigilância em banco, shopping, hospital, escola, indústria, com o fim de manter a integridade do patrimônio que guarda executar os serviços que lhe competem e realizar uma vigilância dinâmica, alerta, integrada e interativa. Capacitar o aluno a identificar as técnicas de vigilância em geral e compreender as funções do vigilante, bem como avaliar sua importância num esquema de segurança. Desenvolver conhecimentos sobre o plano de segurança das empresas. Dotar o aluno de conhecimentos específicos que o capacitem ao desempenho das atribuições de promover a segurança física de instalações, em sua área de atuação, adotando medidas de prevenção e repressão de ocorrências delituosas. Identificar emergência, evento crítico e crise. Desenvolver conhecimentos sobre táticas e técnicas iniciais na tomada das primeiras providências frente a um evento crítico ou uma crise.

 

11) Radiocomunicações – 10 H/A

Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o sistema de telecomunicações utilizado pelas empresas de segurança. Capacitar o aluno a usar de maneira correta e eficaz os equipamentos de comunicação.

 

12) Noções de Segurança Eletrônica – 10 H/A

Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas computadorizados e de controle eletrônico, não restrito, gerido por empresas e disponíveis a seus vigilantes. Desenvolver conhecimentos sobre os sistemas de alarmes e outros meios de alerta, não restritos, geridos por empresas e disponíveis a seus vigilantes. Capacitar o aluno a usar de maneira correta e eficaz os equipamentos eletrônicos.

 

13) Noções de Criminalística e Técnicas de Entrevista Prévia – 8 H/A

Dotar o aluno de noções sobre criminalística (evidências, vestígios e local de crime). Instrumentalizar o aluno de técnicas de isolamento do local do crime, preservação de vestígios até a chegada da polícia; observar e descrever pessoas, coisas, áreas e locais, de forma diligente; demais iniciativas que lhe competem na prevenção e repressão de ocorrências delituosas. Desenvolver conhecimentos que identifiquem as drogas mais usadas, legislação específica, tráfico ilícito, uso indevido e dependência, bem como as atividades policiais preventivas e repressivas. Desenvolver conhecimentos sobre técnicas de entrevista prévia, visando colher dados necessários ou relevantes às investigações policiais.

 

14) Uso Progressivo da Força – 8 H/A

Desenvolver conhecimentos gerais sobre conceitos e legislação relativos ao emprego e uso da força de maneira escalonada, com o auxílio de armas menos que letais. Desenvolver habilidades de utilização do uso progressivo da força. Fortalecer atitudes para aplicar os conhecimentos adquiridos no desempenho das atividades de vigilância patrimonial e segurança pessoal.

 

15) Gerenciamento de Crises – 8 H/A

Dotar o aluno de conhecimentos para desempenhar de forma eficaz suas atividades, especialmente no momento de uma ocorrência fática de crise ou conflito.

Desenvolver conhecimentos sobre as diferenças de crise e conflito, apresentando ao aluno diversos exemplos reais e simulados de gerenciamento de crises. 

Oferecemos

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora

2ª Via do boleto